Em primeiro lugar vamos aprender a estudar o sinal de determinados gráficos:
Função do 1º grau:
- a > 0
Observamos que depois do x o f(x) será positivo, e que antes do x o f(x) será negativo.
- a < 0
Observamos que antes do x o f(x) > 0 e depois do x o f(x) é < 0.
Função do 2º grau:
- a > 0
Observamos que entre as raizes x1 e x2 o f(x) < 0, e também que antes do x1 e depois do x2 o f(x) > 0
- a < 0
Observamos que entre as raízes x1 e x2 o f(x) > 0, e que antes do x1 e depois do x2 o valor de f(x) < 0.
No que esse estudo de sinais vai nos ajudar?
Simples! Em tudo.
Em uma inequação teremos que achar o valor de x que satisfaz determinadas condições.
Por exemplo:
x² + 2 > 0
(x + 1) . ( x + 2) ≥ 0
(x + 2) . ( - x + 1) / (2x + 1) ≤ 0
E para saber quais os valores que são menores ou iguais a zero basta fazer o estudo de sinais.
Vamos fazer exercícios para que essa ideia fique clara:
Exercicios:
1- Resolva a inequação:
(x - 1) . (x + 2) ≥ 0
Vamos fazer a raíz de (x - 1) e ( x + 2) e estudar os seus sinais:
Há algo chamado "varal dos sinais", nele você colocará as raízes, e os sinais que estão antes e depois delas, observe:
O que eu fiz passo-a-passo:
I - Observe o estudo dos sinais, percebemos que antes do -2 era sinai negativo, e depois dele sinal positivo. E também pudemos observar que antes do 1 era negativo, e depois dele era positivo.
II - Tendo esses dois estudos, vamos juntar ambos e formar apenas um varal, que será o definitivo.
- Antes do -2 temos dois sinais negativos (-) e (-), sabemos que menos com menos dá positivo, por isso o sinal positivo antes do -2.
- Entre -2 e 1 temos dois sinais, um deles positivo e o outro negativo (+) e (-), sabemos que mais com menos, dá sinal negativo, por isso o sinal entre -2 e 1 é negativo.
- Depois do 1 temos dois sinais positivos (+) e (+), sabemos que mais com mais, da sinais positivo. Por isso depois do 1 temos um sinal positivo.
III - Vamos ver o que o nosso enunciado deseja:
(x - 1) . (x + 2) ≥ 0
Ele quer os valores de x que dê MAIOR ou IGUAL a zero.
Vendo no varal quais valores são positivos e igualam a zero (as raízes), temos valido:
Antes do -2
Depois do 1
Como pode ser IGUAL a zero, as raízes também entraram no nosso valor, por isso utilizamos BOLINHA FECHADA, certo?
Resposta:
S = {x e R/ x ≤ -2 ou x ≥ 1}
Outra maneira de dar a resposta é:
S = ] - ∞; -2] U [1; + ∞[
U (lembre-se que é o símbolo da união)
2- Resolva a inequação:
(x + 2).(-x + 1) ≤ 0
(2x - 1)
Vamos analisar as raízes:
Vamos agora montar o "varal dos sinais": (sempre colocando em ordem crescente)
Como o enunciado do exercício pede os valores ≤ 0, temos como resposta:
S = { x e R/ -2 ≤ x < 1/2 ou ≥ 1}
Outra maneira:
S = [-2; 1/2[ U [1; + ∞[
OBS: O 1/2 apresenta bolinha aberta, porque sabemos que o seu resultado deve ser diferente de zero, já que não podemos dividir um número por zero. Caso coloquemos 1/2 como resultado possível, isso significa que iremos anular (2x -1) e vamos estar fazendo uma divisão por zero, que nesse caso é inadmissível.
3- Resolva a inequação:
x² + x + 3 > x
x + 1
Em primeiro lugar vamos "arrumar" essa equação:
x² + x + 3 - x > 0
x + 1
Faremos o mmc:
x² + x + 3 - x(x + 1) > 0
x + 1
x² + x + 3 - x² - x > 0
x + 1
Teremos então:
3 > 0
x + 1
Nesse caso teremos que avaliar apenas uma raíz:
Como o enunciado deseja apenas > 0, teremos como resposta:
S = {x e R/ x > -1}
Outra maneira de responder:
S = ]-1; + ∞[
Vamos fazer uma do segundo grau agora para termos como exemplo:
4 - Resolva a inequação:
3x² + 10x + 7 < 0
Descobrindo as raízes, basta igualar a zero e fazer bhaskara:
Delta: 10² - 4(3)(7)
Delta: 100 - 84
Delta: 16
x = -10 +- 4/ 6
x1 = -10 + 4/6 = -1
x2 = -10 - 4/6 = -7/3
Fazendo estudo dos sinais:
Os valores que satisfazem o que o nosso enunciado pede "< 0" são:
S = {x e R/ -7/3 < x < -1}
Nesse caso ambos são bolinha aberta por causa do sinal "<"
Outra maneira de responder:
S = ]-7/3; -1[
Uma dica para saber se é bolinha aberta ou bolinha fechada é:
- Caso tenha ≥ ou ≤, é BOLINHA FECHADA
- Caso tenha > ou <, é BOLINHA ABERTA
Nota:
Espero que esse post tenha sido útil, qualquer dúvida, deixo os comentários abertos para dúvidas, sugestões ou qualquer outro comentário que vocês desejem fazer!
Caso queiram deixo aqui o nosso e-mail: entendaexatas@hotmail.com
Não se esqueçam que estamos aqui para auxiliar vocês!
Parabéns pelo post, me ajudou bastante
ResponderExcluirno estudo para prova, anotei isso tudo no caderno. Valeu!!!!
Maravilhoso. Vocês explicam bem e compreendi tudo.
ResponderExcluirValeu ajudou muito.
ResponderExcluirNo caso de 3x-4>0 obs:>= isso é MAIOR ou IGUAL
ResponderExcluir-x+5>=0
---.+++.--- porque o resultado é 3/4< x =<5? porque não é 3/4> x <=5?
3/4 5
Muito bom,ajudou bastante.Porém não entendo isso, você poderia me ajudar?