quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Inequações do 1º e do 2º grau

Vamos resolver hoje alguns exercícios de inequações. Pelo o que eu vejo em muitos lugares as inequações chegam a confundir muitas pessoas, mas vou mostrar a vocês que não é preciso entrar em pânico.

Em primeiro lugar vamos aprender a estudar o sinal de determinados gráficos:

Função do 1º grau:

  • a > 0














Observamos que depois do x o f(x) será positivo, e que antes do x o f(x) será negativo.


  • a < 0














Observamos que antes do x o f(x) > 0 e depois do x o f(x) é < 0.


Função do 2º grau:

  • a > 0














Observamos que entre as raizes x1 e x2 o f(x) < 0, e também que antes do x1 e depois do x2 o f(x) > 0


  • a < 0













Observamos que entre as raízes x1 e x2 o f(x) > 0, e que antes do x1 e depois do x2 o valor de f(x) < 0.



No que esse estudo de sinais vai nos ajudar?
Simples! Em tudo.
Em uma inequação teremos que achar o valor de x que satisfaz determinadas condições.
Por exemplo:

x² + 2 > 0
(x + 1) . ( x + 2)  ≥  0
(x + 2) . ( - x + 1) / (2x + 1) ≤ 0

E para saber quais os valores que são menores ou iguais a zero basta fazer o estudo de sinais.


Vamos fazer exercícios para que essa ideia fique clara:


Exercicios:

1- Resolva a inequação:
(x - 1) . (x + 2)  ≥ 0

Vamos fazer a raíz de (x - 1) e ( x + 2) e estudar os seus sinais:














Há algo chamado "varal dos sinais", nele você colocará as raízes, e os sinais que estão antes e depois delas, observe:

















O que eu fiz passo-a-passo:
I - Observe o estudo dos sinais, percebemos que antes do -2 era sinai negativo, e depois dele sinal positivo. E também pudemos observar que antes do 1 era negativo, e depois dele era positivo.
II - Tendo esses dois estudos, vamos juntar ambos e formar apenas um varal, que será o definitivo.


  • Antes do -2 temos dois sinais negativos (-) e (-), sabemos que menos com menos dá positivo, por isso o sinal positivo antes do -2.
  • Entre -2 e 1 temos dois sinais, um deles positivo e o outro negativo (+) e (-), sabemos que mais com menos, dá sinal negativo, por isso o sinal entre -2 e 1 é negativo.
  • Depois do 1 temos dois sinais positivos (+) e (+), sabemos que mais com mais, da sinais positivo. Por isso depois do 1 temos um sinal positivo.


III - Vamos ver o que o nosso enunciado deseja:

(x - 1) . (x + 2)  ≥ 0

Ele quer os valores de x que dê MAIOR ou IGUAL a zero.


Vendo no varal quais valores são positivos e igualam a zero (as raízes), temos valido:

Antes do -2
Depois do 1

Como pode ser IGUAL a zero, as raízes também entraram no nosso valor, por isso utilizamos BOLINHA FECHADA, certo?


Resposta:


S = {x e R/ x ≤ -2 ou x  ≥ 1} 


Outra maneira de dar a resposta é:


S = ] - ∞; -2] U [1; + ∞[


U (lembre-se que é o símbolo da união)



2- Resolva a inequação:


(x + 2).(-x + 1) ≤ 0

      (2x  - 1)


Vamos analisar as raízes:


















Vamos agora montar o "varal dos sinais": (sempre colocando em ordem crescente)






















Como o enunciado do exercício pede os valores ≤ 0, temos como resposta:

S = { x e R/ -2 ≤ x < 1/2 ou  ≥ 1}


Outra maneira:


S = [-2; 1/2[ U [1; + ∞[



OBS: O 1/2 apresenta bolinha aberta, porque sabemos que o seu resultado deve ser diferente de zero, já que não podemos dividir um número por zero. Caso coloquemos 1/2 como resultado possível, isso significa que iremos anular (2x -1) e vamos estar fazendo uma divisão por zero, que nesse caso é inadmissível. 



3- Resolva a inequação:
x² + x + 3 > x
 x   +  1


Em primeiro lugar vamos "arrumar" essa equação:


x² + x + 3   - x  > 0

   x + 1

Faremos o mmc:


x² + x + 3 - x(x + 1)  > 0

         x + 1


x² + x + 3 - x² - x  > 0

        x + 1 


Teremos então:


   3     > 0 

x + 1 


Nesse caso teremos que avaliar apenas uma raíz:

















Como o enunciado deseja apenas > 0, teremos como resposta:

S = {x e R/ x > -1}


Outra maneira de responder:


S = ]-1; + ∞[



Vamos fazer uma do segundo grau agora para termos como exemplo:


4 - Resolva a inequação:

3x² + 10x + 7 < 0

Descobrindo as raízes, basta igualar a zero e fazer bhaskara:


Delta: 10² - 4(3)(7) 

Delta: 100 - 84
Delta: 16

x = -10 +- 4/ 6


x1 = -10 + 4/6 = -1

x2 = -10 - 4/6 = -7/3


Fazendo estudo dos sinais:














Os valores que satisfazem o que o nosso enunciado pede "< 0" são:


S = {x e R/ -7/3 < x < -1}


Nesse caso ambos são bolinha aberta por causa do sinal "<"


Outra maneira de responder:


S = ]-7/3; -1[





Uma dica para saber se é bolinha aberta ou bolinha fechada é:



  • Caso tenha  ≥ ou ≤, é BOLINHA FECHADA
  • Caso tenha > ou <, é BOLINHA ABERTA



Nota:
Espero que esse post tenha sido útil, qualquer dúvida, deixo os comentários abertos para dúvidas, sugestões ou qualquer outro comentário que vocês desejem fazer!
Caso queiram deixo aqui o nosso e-mail: entendaexatas@hotmail.com
Não se esqueçam que estamos aqui para auxiliar vocês!

4 comentários :

  1. Parabéns pelo post, me ajudou bastante
    no estudo para prova, anotei isso tudo no caderno. Valeu!!!!

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  2. Maravilhoso. Vocês explicam bem e compreendi tudo.

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  3. No caso de 3x-4>0 obs:>= isso é MAIOR ou IGUAL
    -x+5>=0
    ---.+++.--- porque o resultado é 3/4< x =<5? porque não é 3/4> x <=5?
    3/4 5
    Muito bom,ajudou bastante.Porém não entendo isso, você poderia me ajudar?

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