domingo, 13 de julho de 2014

Energia de ionização


Energia de ionização de um átomo ou íon é a mínima energia necessária para remover um elétron de um átomo ou íon gasoso isolado em seu estado fundamental.
A primeira energia de ionização é a energia necessária para retirar o primeiro elétron de um átomo neutro, a segunda energia de ionização é a energia necessária para retirar o segundo elétron, e assim sucessivamente.

Observe essa tabela e veja o que ocorre quando são retirados elétrons sucessivamente:



Pode-se notar que conforme os elétrons são retirados a energia de ionização aumenta drasticamente, e isso é explicado por:

1- Conforme um elétron é retirado, as repulsões elétron-elétron diminuem, e isso é contrabalanceado pela carga nuclear efetiva. Logo, haverá maior atração entre o núcleo e o elétron mais externo.

Exemplo
Na: Z = 11
1s2 2s2 2p6 3s1
Configuração eletrônica: [Ne]3s1

Lembrando da explicação sobre carga nuclear efetiva, para quem não viu, veja: Explicaçao - Carga nuclear efetiva e Efeito de Blindagem

Temos diferença entre os níveis eletrônicos, com isso, os elétrons mais internos irão blindar os elétrons mais externos 3s1. Com essa blindagem, ocorre uma redução na carga nuclear efetiva sobre o elétron mais externo, facilitando que o mesmo seja retirado.
Nesse caso, a energia de ionização para essa retirada é equivalente a I1 = 496 kj/mol

Vamos agora tentar retirar outro elétron do Na, agora com configuração 1s2 2s2 2p6
Observe que agora não há diferença entre os níveis eletrônicos, com isso os elétrons tem mais dificuldade em blindar uns aos outros da carga do núcleo, dessa forma, sofrem maior interação da carga nuclear efetiva, essa maior interação gera em uma aproximação maior entre o elétron mais externo e o núcleo. Isso explica o porquê da energia de ionização ter aumentado tanto: I2 = 4.560 kj/mol

Temos uma diferença de 4064 entre a primeira energia de ionização e a segunda.


  • Tendências da primeira energia de ionização:


Logo, podemos concluir que a energia necessária para remover um elétron de um nível mais externo depende tanto da carga nuclear efetiva quanto da distância média do elétron ao núcleo.Conforme essa atração aumenta, torna-se mais difícil remover um elétron, e consequentemente a energia de ionização aumenta.




Bem, é isso pessoal! Espero que essa explicação tenha sido clara para todos. Bons estudos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário