Essa teoria surgiu no período de 1803-1807, e ele estabeleceu os seguintes postulados:
1- Um elemento é composto por minúsculas partículas, que são chamadas de átomos. Esses átomos são muito pequenos para serem pesados ou vistos.
2 - Todos os átomos de um determinado elemento apresentam as mesmas propriedades químicas. Assim como átomos de elementos são diferentes e apresentam propriedades diferentes.
3 - Os átomos de elementos são se convertem em diferentes átomos por meio de reações químicas. Atómos não são criados, nem destruídos em reações químicas.
4 - Compostos são formados pela combinação de átomos de dois ou mais elementos.
5 - Um determinado composto, tem sempre o mesmo número relativo de átomos, dos mesmos tipos de átomos.
6- Átomos são partículas indivisíveis, impenetráveis e indestrutíveis.
* Essa ordem de números de 1 a 5 não foi adotada pelo Dalton, eu apenas enumerei seus postulados para distingui-los melhor.
A teoria de Dalton explicou duas outras teorias básicas da época, que eram:
1- Lei da conservação de massa (Lavoisier) = Essa Lei diz que a massa total do produto, será igual a massa total do reagente.
Isso é explicado pelo postulado de número 3, que diz que nenhum átomo desaparece ou se transforma em um átomo de outro elemento, por conta disso, se os átomos são conservados, suas massas também serão.
2- Lei da composição constante (Proust) = Um determinado composto mantém seus números relativos de átomos e seus tipos constantes.
Isso é explicado pelo postulado número 5, que diz que em um determinado composto haverá sempre o mesmo número relativo dos mesmos tipos de átomos.
O modelo atômico criado por Dalton, foi o "Modelo da bola de bilhar". Esse modelo representa sua teoria, onde Dalton diz que o átomo é uma partícula indivisível, indestrutível e impenetrável.
Representação de seu modelo:
Espero que tenha ajudado vocês! Bons estudos galera, qualquer coisa deixe um comentário ai embaixo que responderemos assim que possível.
Nenhum comentário :
Postar um comentário