terça-feira, 30 de julho de 2013

Teoria dos elementos dos conjuntos


Conjunto por ser um conceito primitivo não possui uma definição formal, mas segundo Georg Cantor: “chama-se conjunto todo agrupamento de objetos bem definidos e discerníveis, de nossa compreensão e percepção, chamados de elementos do conjunto”.

Representação de um conjunto:
Um conjunto é representado por letra maiúscula, e seus elementos são representados por letras minúsculas.
Ex: A = {a; b; c; d}
Ou seja, A representa um conjunto e as letras a, b, c e d representam elementos desse conjunto “A”

Há três maneiras de representarmos um conjunto, são elas:

  • Enumeração ou Listagem:


Os elementos são colocados entre chaves e separados por ponto e vírgula.
Ex: C = {1; 5; 7; 9}

  • Método da compreensão:


Nesse método devemos escolher um conjunto universo, ou seja, se iremos classificar o conjunto no universo dos números inteiros, irracionais, reais. Em seguida determina quais elementos pertencem ao conjunto.
Para ser mais claro, vamos ao exemplo:

Ex: C = {1; 2; 3; 4 ; 5}
Consideremos que o enunciado peça para classificar no universo dos números INTEIROS.
Com isso, ficará assim nossa representação:




  • Diagrama de Venn-Euler


Essa representação ficará dessa forma:










Propriedades:















A propriedade 4 é muito interessante, vou demonstrar ela para vocês:

Operação entre conjuntos:

  • União:
Se considerarmos dois conjuntos, A e B, teremos que a união é a junção dos elementos tanto do A quanto do B. 
Ex: A = {1; 2; 3}
B = { 1; 4; 5; 6}

A U B = {1; 2; 3; 4; 5; 6}





 






  • Interseção:
Se considerarmos os conjuntos A e B, a interseção de ambos serão os elementos que possuem tanto em um, quanto no outro.
Ex: A = {1; 2; 3}
B = {2; 4; 5}
Os elementos que possuem em ambos é o {2}



  •  Diferença:
Considerando os conjuntos A e B, a diferença (A - B) serão os elementos que estão presentes em A, mas que não estão presentes em B.
Ex: A = {1; 2; 3; 5}
B = {2; 3}











  • Complementar:
Para que isso seja possível ao trabalharmos com os conjuntos A e B, o A DEVE ser subconjunto do B. Sendo A subconjunto de B, o complementar serão os elementos necessários para que A se transforme (seja igual) a B.
Ex: A = {1; 2; 3}
B = {1; 2; 3; 4; 5}

Dessa forma o complementar de A em relação a B são {4; 5}

O complementar é representado dessa forma:







Propriedades:












  • Diferença simétrica:
Considerando o conjunto A e o B, temos que a diferença simétrica entre eles, são elementos que estão presente ou apenas em A, ou apenas em B, não estando em um e em outro ao mesmo tempo.
Ex:















A fórmula de representação da diferença simétrica é essa.


OBS: Fique atenção ao fazer exercício de simplificação com a seguinte expressão:





APRENDA A RESOLVER EXERCÍCIOS UTILIZANDO CONJUNTOS:
Para quem não sabe como resolver exercícios usando essas propriedades dos conjuntos, vou deixar aqui uma breve explicação tentando ser mais claro possível. 

Primeiramente, vocês devem saber como é o esqueleto dos círculos dos conjuntos:






















Só uma breve observação, como visto a um quadrado que cerca os três círculos, DENTRO dele deve ser colocado o valor daqueles que não consomem NENHUMA das três marcas citadas. Certo?


Vou resolver um exercício simples para que o conceito fique bem fixado, logo depois vá até o próximo post "Exercícios de Conjuntos" e resolvam, pois terá exercício nesse mesmo molde para ver se vocês realmente entenderam.


Enunciado: (PUCRJ) Uma população consome 3 marcas de sabão em pó: A, B e C. Feita uma pesquisa de mercado, colheram-se os resultados tabelados abaixo. Determine o número de pessoas consultadas:

Marca A = 105
Marca B = 200
Marca C = 160
Marca A e B = 25
Marca B e C = 40
Marca A e C = 25
Marca A, B e C = 5
Nenhuma das 3 = 120

Tentem resolver e depois olhem o link da resolução:

http://img689.imageshack.us/img689/6923/1of4.jpg



Nota: Bem, caso vocês tenham alguma dúvida dessa matéria ou quiserem que eu 

comente alguma coisa, mande nos comentários que estaremos à disposição.

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